quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Aplicações da Inteligência Artificial

Uma dúvida que me surgiu recentemente faz referência as aplicações que se podem ser denominadas dentro de IA. Assim fiz uma busca em alguns sites e tentei obter qual é o conceito principal das aplicações de inteligência artificial que estão entorno de nós.

O que encontrei é que o conceito de inteligência artificial é grandioso e muito amplo. Podemos encontrar benefícios de técnicas de inteligência artificial em praticamente todos os ramos da ciência, seja nos mais comuns como em computação e economia, mas também nos mais distantes como educação e direito, por exemplo. Da mesma forma aparelhos cada vez mais comuns nas nossas vidas estão a ganhar aplicações em inteligência artificial. Já é o caso, por exemplo, de ar condicionados, câmeras, video games, equipamento médico, sinalização de trânsito, refrigeradores, etc. Tudo funcionando com a chamada tecnologia "smart" ou lógica fuzzy. Grandes instituições financeiras e governamentais também usam de forma expressiva inteligência artificial para processar grandes quantidades de informação, o que é fundamental para suas práticas de negócio.

As aplicações como pude perceber são bem vastas, então o que se tenta fazer é agrupá-las em categorias. Por vezes essas categorias não são muito bem definidas e variam conforme a literatura de consulta. Tentei a seguir mostrar listar as principais aplicações de IA. Cabe ressaltar que essa lista nunca estará terminada e que a cada dia surge uma nova tecnologia ou novo pensamento dentro dessa grande área de pesquisa.

Aplicações de Inteligência Artificial:

Referências:

Wikipedia (pt)
Wikipedia (en)
Citi.pt
Universia.com.br
AAAI.org

Nenhum comentário: